segunda-feira, 22 de novembro de 2010

AIDS quer dizer:

S
índrome: conjunto de sinais e sintomas que se apresentam simultaneamente.
Imuno: refere-se ao sistema imunológico, quer dizer, o sistema de defesa do organismo contra as doenças.
Deficiência: indica falta ou carência de alguma coisa; no caso, refere-se ao enfraquecimento do sistema imunológico.
Adquirida: quer dizer que não é uma condição genética ou hereditária, mas sim que é adquirida depois da concepção, em conseqüência de ações especifica.

Vírus da AIDS


Vírus da AIDS


A AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que destrói os globos brancos, fazendo com que as pessoas percam as defesas naturais do corpo, de forma que o organismo vai se enfraquecendo aos poucos, ficando sujeito a uma serie de doenças.
A síndrome da AIDS é um conjunto de sinais e sintomas advindos da queda da taxa dos linfócitos CD4, células muito importantes na defesa imunológica do organismo. Quanto mais a doença progride, mais compromete o sistema imunológico e, conseqüentemente, a capacidade de o portador defender-se de infecções.

Sintomas

Os sintomas iniciais, são parecidos com os de uma virose, porem eles sintomas podem variar de acordo com a respota imunológica de cada individuo.
Os sintomas mais comuns são: febre constante, diarréia, manchas na pele (sarcoma de kaposi), perda de peso, calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e musculares, que surgem duas ou três semanas após a infecção.
E em fases mais avançadas, quando a resistência começa a cair, podem surgir doenças oportunistas como: tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase, pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, etc.



Bibliografia auxiliar:


http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/263/aids

http://www.sescmg.com.br/pagina/417/AIDS-Prevencao-e-cuidados.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário