domingo, 21 de novembro de 2010

História da AIDS

O vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) surgiu do cruzamento de dois outros vírus que são encontrados em macacos na África. Esse vírus chegou ao homem na forma do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
A AIDS foi identificada no inicio dos anos 80.
O vírus do HIV vem da família dos retrovírus, que atacam as células de devesa do nosso organismo, o que propicia o aparecimento de infecções oportunas, ele é encontrado no sangue, no esperma, na secreção vaginal e até mesmo no leite materno de pessoas portadoras do vírus.
A proliferação do vírus do HIV deu-se inicio mais ou menos por volta do final da década de setenta e inicio dos anos oitenta, principalmente nas Américas e Europa ocidental, o vírus atingiam principalmente homens homossexuais, usuários de drogas injetáveis e receptores de derivados de sangue.
No continente africano o vírus atingiu números de contagio tão grande que era considerada uma epidemia, com padrão de transmissão sexual entre homens e mulheres.
O Centro de Controle de Doenças (CDS) alertavam a comunidade cientifica mundial desde 1981 para o aparecimento da AIDS.
A AIDS não é uma doença cujos sintomas sejam identificados logo após a sua transmissão, pode levar até cerca de 10 anos para que estes sintomas comecem a se manifestarem. O vírus do HIV começa então um processo de destruição dos glóbulos brancos (mecanismo de defesa do corpo) do organismo, fazendo com que as pessoas contaminadas fiquem desprotegidas o que facilita o contagio de outras doenças virais que podem complicar a saúde da pessoa.

BIBLIOGRAFIA AUXILIAR

http://www.sescmg.com.br/pagina/417/AIDS-Prevencao-e-cuidados.aspx
http://www.aborto.com.br/noticias/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário