domingo, 21 de novembro de 2010

Falando um pouco sobre Projeto de Aprendizagem...


Estamos desenvolvendo um Projeto de Aprendizagem, mas afinal o que é Projeto de Aprendizagem? É o mesmo que Projeto de Ensino? Muitos educadores se confundem quando falamos sobre este assunto.

Projeto de Ensino é quando a temática estudada parte do professor para o aluno. Este projeto não surge das curiosidades e necessidades dos alunos, mas sim do professor. Ou seja, não se dá oportunidade para o aluno poder escolher sobre algo que lhe interessa estudar. Não lhe cabe tomar decisões. Espera-se sua total submissão a regras impostas pelo sistema de ensino.

Projeto de Aprendizagem é quando a temática estudada surge das necessidades e curiosidades dos alunos. Este é um projeto realizado para APRENDER. E a partir do seu conhecimento prévio o aluno vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento, ou seja, existe construção de aprendizagem, de conhecimento.
Num Projeto de Aprendizagem, de quem são as dúvidas que irão gerar o projeto?
Bom, dos próprios estudantes, de suas dúvidas e indagações.

Vamos observar agora um quadro comparativo apresentado no livro "Aprendizes do futuro: as inovações começaram! que retrata a questão da diferenciação de Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem.


Como se inicia um projeto para APRENDER?
Primeiramente devemos fazer um levantamento das certezas provisórias e das dúvidas temporárias dos alunos. E por que será temporárias? Pois através da pesquisa, da indagação, muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas, ou então geram outras dúvidas, que também são provisórias e temporárias. Inicia-se assim, as negociações, as trocas do processo de aprendizagem, onde a cada ideia, a cada descobeta os caminhos de busca e as ações do projeto são replanejadas.

Existem diferentes caminhos que podem levam à elaboração de um Projeto de Aprendizagem, e inventando e decidindo os alunos/autores vão ativar e sustentar sua motivação, sua curiosidade. Mas para tanto, os professores devem auxiliar os alunos para:
- Decidir critérios de julgamento sobre relevância em relação a determinado contexto.
- Buscar/localizar/selecionar/recolher informações.
- Definir/escolher/inventar procedimentos para testar a relevância das informações escolhidas em relação aos problemas e às questões formuladas.
- Organizar e comunicar o conhecimento construído.

"Estamos desenvolvendo um Projeto de Aprendizagem, construindo CONHECIMENTOS, através de pesquisas, indagações, discussões com colegas. Muitas dúvidas estão tornando-se certezas e certezas estão se transformando em dúvidas. Isso é muito bom, e nos motiva a cada vez APRENDER mais e mais."

Sugestão de leitura: "Aprendizes do futuro: as inovações começaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário